terça-feira, 10 de agosto de 2010

Projeto Coletivo para as E.M.E.F João Paulo II, Léo Heck e Inovação.


PROJETO COLETIVO BR-163 E O MEIO AMBIENTE
Castelo de Sonhos/julho-2010
Responsável pela elaboração do projeto

Beatriz Gomes da Silva
Beatriz Marcelino
Elizangela Moura
Ivanete Pontes da Silva
Odacira Guarezzi
Silvia Helena Cesário Galo

Responsáveis pela execução do projeto
Diretores
Vice-diretores
Coordenadores
Professores

Duração do projeto...

Clientela
Alunos da Educação Infantil do 1º ao 9º ano e Eja

Espaço
Escola Leo Héck
Escola Inovação
Escola João Paulo II

Introdução

“ Se planejarmos para um ano, devemos plantar cereais. Se planejarmos para uma década, devemos plantar árvores. Se planejarmos para toda a vida, devemos treinar e educar o homem”.
Kwantsu Séc.III a.C.

Meio ambiente, ao contrário do que muita gente pensa, não é só natureza. Além das árvores, dos rios, das praias, do mar, do ar que a gente respira o meio ambiente também é nossa rua, nossa casa, nosso corpo e as relações que temos com as pessoas.
Por isso é necessário que a escola trate de questões que interferem na vida dos alunos e com as quais se vêem confrontados no dia - a - dia.
O debate mundial desperta um chamado ante a pavimentação da BR- 163. Professores e coordenadores de grupos são convidados a pensar a questão num processo em que aprender junto é melhor que aprender sozinho. Para isso, uma das boas alternativas é desenvolver um projeto ecológico coletivo.
Temos a ensinar que a questão ambiental pede um envolvimento para toda a vida em gestos, modo de pensar e na nossa relação com as pessoas e seres ao nosso redor. O projeto pode mexer com conceitos arraigados do grupo e da comunidade. Também pode contrariar interesses econômicos e políticos e questionar valores, gerando reações inesperadas dos envolvidos.

Justificativa

O projeto surge da necessidade em que se encontra o meio ambiente, a pavimentação da BR -163 tendo como objetivo principal, o envolvimento dos alunos. Por isso é fundamental que o tema interdisciplinar onde envolva todas as disciplinas. Cada professor, dentro das especificidades de sua disciplina, deve explorar ao máximo, em sala de aula, o tema, estimulando os alunos a refletirem criticamente sobre a questão do meio ambiente e da sociedade consumista.
Á medida que a humanidade cresce suas necessidades de intervirem no meio em que vivem acompanham esse crescimento, criando tensões, conflitos com relação a ocupação espacial e recursos disponíveis. Com a industrialização pertinente como forma de trabalho e geração de renda, aumentará a concentração populacional, a tecnologia empregada nesse processo agravar-se-á com igual rapidez a degradação do meio.
Motivados por todas as questões que envolvem o meio ambiente e as discussões em pauta sobre o impacto ambiental aquecimento global que as crianças/adolescentes, juntamente com a equipe de profissionais da unidade escolar desenvolverão o Projeto Preservar para ter uma vida melhor, com a BR – 163.

Objetivos Gerais

• Promover e discutir a importância da Educação Ambiental, garantindo aos alunos e a toda comunidade escolar a conscientização e a formação de atitude para modificação do meio ambiente que ocorrerá com a construção da BR-163;
• Desenvolver valores, atitudes e postura ética para reconhecer as práticas nocivas e benéficas de tal construção.


Objetivos específicos

• Sensibilizar e capacitar os alunos como agentes multiplicadores dos princípios de preservação e conservação do meio ambiente;
• Mobilizar os alunos e a comunidade sobre a responsabilidade da preservação sócio ambiental;
• Contribuir para atitudes que favoreça a qualidade de vida, saúde e equilíbrio ambiental.


Desenvolvimento


É de fundamental importância este projeto pois, através de imagens e fotos os alunos conhecerão como ocorre o processo de transformação do meio ambiente. Visando uma maior conscientização para cuidarmos do meio ambiente, estaremos distribuindo pelos diversos setores da unidade escolar, cartazes conscientizando da importância em cuidarmos e respeitarmos o ambiente em que vivemos para que no futuro tenhamos um planeta saudável para vivermos. Nestes cartazes daremos dicas de como viver em harmonia com o planeta, evitar a poluição e o desperdício de energia, água e o solo e impacto ambiental.
Destacando o envolvimento da comunidade no projeto realizaremos pesquisa com a população do bairro a respeito da preservação do meio ambiente. Através deste projeto, poderemos perceber as medidas tomadas pela comunidade para contribuir com a modificação do meio ambiente através da pavimentação da BR - 163
Na oportunidade estaremos realizando um pedágio ecológico nos corredores da escola com panfletos orientando sobre o uso do balneário Curuá o ponto de encontro das famílias nos momentos de lazer. Procurando conscientizar a comunidade escolar dos cuidados que devemos ter com o meio ambiente.

Avaliação


Suscitar a sensibilidade de cada um dos alunos envolvendo-os na prática de observação do seu meio ambiente: visando, os prejuízos que vinham sofrendo, as ações que, por ventura, foram realizadas para transformá-lo conscientes da importância do envolvimento do maior número possível de agentes disseminadores dos questionamentos, posturas, hábitos, condutas e atos que levem a um permanente aperfeiçoamento e transformação do ambiente tornando-o viável para esta e as próximas gerações.

"Para que a partir de hoje a família se transforme, e o Pai seja pelo menos o Universo e a Mãe seja no mínimo a Terra”.
Vladimir Maiakovsk

Recursos

CD, DVD, som, letra de musica, cartolina, pincel, fotos, projetor de imagens, computador, lápis de cor, pinta, sulfite, papel madeira, papel cartão, papelão, entre outros.

Referências Bibliográficas


ARINI, Juliana. Como o Aquecimento Global Vai Afetar o Brasil. Revista Época, 02 de abril de 2007, página 62.
BOFF, Leonardo. Casamento entre o céu e a terra. Salamandra, Rio de Janeiro, 2001.

HOEWELL, Indian Maria. Viva o ambiente com Arte na era da reciclagem. Florianópolis,1998


KLINTOWITZ, Jaime, O aquecimento Global já Afeta Nossa Vida, Revista Veja, 21 de junho de 2006, página 68.

Anexos

Atividades extra-classe
Para a comunidade

1. Quais as vantagens que a pavimentação (asfalto) da BR-163 trará para Castelo de Sonhos?

2. Quais as desvantagens que a pavimentação (asfalto) da BR-163 trará para Castelo de Sonhos?

3. O que você deve fazer para preservar o meio ambiente em que vive?

4. Qual a importância de preservar o meio em que vivemos?

5. Como você imagina Castelo de Sonhos após o asfaltamento da BR-163?
Escreva ou desenhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário